quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Abdominoplastia

Abdominoplastia é uma cirurgia plástica no abdomên (popularmente a chamada “plástica na barriga”). É um procedimento cirúrgico desenvolvido para diminuir/ reduzir o abdômen, removendo o excesso de pele e gordura, reposicionando os músculos da parede abdominal.
O procedimento cirúrgico pode ser optado por anestesia peridual ou anestesia geral. As incisões ficam escondidas no baixo ventre em formato de parábola com vértice voltado para cima e ao redor do umbigo. O tamanho da cicatriz dependerá de cada paciente e da cicatrização do mesmo.
Para realizar uma abdominoplastia é necessário (e imprescindível) deixar de fumar pelo menos 30 dias antes da operação. O fumo e o tabaco prejudicam a circulação cutânea e dificultam a cicatrização pós-operatória, levando até mesmo, em raros casos, à necrose de pele. É necessário também evitar alimentos pesados nos 3 dias antes da cirurgia, fazer os exames de rotina. Não é permitido tomar remédio a base de acetilsalicílico (aspirina ou doril, por exemplo), pois essa substância aumenta o sangramento.
Algumas indicações são feitas pelos médicos, para assegurar uma garantia de resultado e de recuperação mais eficaz, como, por exemplo, andar ligeiramente curvado para frente nos primeiros dias, pode ser necessário uso de um pequeno dreno e repouso um pouco mais extenso que nas outras cirurgias plásticas. Dependendo de cada cirurgião, são prescritas cintas elásticas e drenagem linfática.
É importante frisar que, como é uma cirurgia plástica mais sensível o tempo de recuperação é um pouco maior que as outras cirurgias, e o paciente deve ter bastante cuidado no pós-operatório, para evitar complicações, seguindo as recomendações que são dadas pelo próprio médico a risca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário